08 agosto 2011

Ta na moda?

Tenho que confessar, detesto essa expressão, ainda mais quando alguém me pergunta se isso ou aquilo está na moda com a intenção de saber se aquilo é certo ou errado, permitido ou não, não existe certo ou errado, na moda pode  tudo! O que existe são tendências que se renovam (ultimamente, nem tanto assim) a cada estação nas passarelas, certo tecido que apareceu mais, um novo shape de saia ou vestido, uma inspiração no passado e por aí vai. Elas servem para você se basear, saber o que vai encontrar nas lojas, ter novas ideias e até experimentar coisas novas que nunca usaria antes, mas passou a ver com outros olhos depois que todo mundo começou a usar por aí! Agora, você precisa segui-las para estar "na moda"??? Claro que não!
Acho que o mais importante na moda é conhecer o seu estilo próprio, quando digo isso, não falo de rótulos como, por exemplo, eu sou clássica, eu sou "do rock", conhecer o próprio estilo é se conhecer, conhecer o seu corpo, o que fica bem em você, o que não fica, as cores que te favorecem, como você se sente confortável - primeiramente olhar para dentro, para depois olhar para fora. Depois, conheça o seu gosto, não é porque virou tendência que você vai ter que usar algo que não lhe agrada tanto ou parar de usar algo que sempre usou. E é claro, tenha bom senso, não é porque algo fica bem nos outros que vai ficar bem em você! O espelho é seu melhor amigo nessas horas, não se esqueça dele!

Como isso se aplica?
Vou dar um exemplo meu, acho essa moda retrô, mais lady like uma graça, vestidos e saias mais compridinhos, golinhas fechadas, sapatos boneca, acho que fica lindo em algumas meninas, mas sei que não combina comigo. Não tem a ver com o que eu uso normalmente e não é algo me que deixe confortável, sentiria como se estivesse me fantasiando com o estilo de outra pessoa. É uma super tendencia? É, mas nem por isso vou segui-la! 
Claro que isso não é uma regra, e a graça da moda é justamente isso, poder experimentar várias coisas, mas se conheça e se respeite, a moda pode ser traiçoeira e você pode acabar fazendo papel de boba por aí!

Umas dicas para aderir tendências em vez de procurar usar o que "ta na moda"

-Nunca siga uma tendência ao pé da letra, encare mais como uma inspiração, não é porque moda étnica virou moda que você vai sair fantasiada de deusa africana na rua. Tente incorporar aos poucos elementos em uma produção, como em uma estampa, ou um acessório.

-Comece pelo mais fácil, tendências que tenham a ver com você e combine com o seu estilo.
-Ao ver desfiles, editoriais ou qualquer produção fique atenta aos detalhes, não só as roupas. Os detalhes são os truques de styling, são eles que vão fazer toda a  diferença na sua produção, pode ser uma maneira nova de usar o cinto, prender o cabelo, aquele acessório usado de maneira nova!

-Adapte as tendências ao seu estilo pessoal, o que quero dizer é: por exemplo, saia longa está na moda, não é por isso que você vai virar hippie. Pegue a peça e traga para sua realidade, se você é mais séria, combine com uma camisa, se é mais urbana, combine com botas, camiseta e uma jaqueta, e por ai vai.

-É claro, experimente, você nunca vai saber se vai ficar bom, se você não tentar. Não tenha medo e pare um pouco de ouvir de ouvir a opinião dos outros, deixe que a sua prevaleça, você nunca vai conseguir agradar a todos mesmo!
-E por fim, ouse! Como já disse aqui, para mim essa é a graça da moda. É divertido as vezes sair da sua zona de conforto e tentar coisas novas, as vezes você acaba se surpreendendo e vendo que aquilo nem era tão diferente assim!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Blog da Gelly Copyright © 2012 Design by Cantinho do Blog Blogger Template