20 julho 2012

GASTRONOMIA - NOITE DA BRUSCHETTA

Fim de semana retrasado eu recebi uns amigos aqui em casa para vermos o UFC e para acompanhar resolvi fazer uma noite das bruschettas! Nunca postei receitas aqui no blog, mas foi tão fácil e o resultado ficou tão bom que eu achei que merecia virar post!! A vantagem desse prato é que você pode deixa-lo pré-pronto e só levar ao forno rapidinho na hora de servir, sem falar que é facílimo de fazer e não exige nenhuma habilidade na cozinha!!



Bom, a base é igual para todos os sabores e você vai precisar de:
-pão italiano filão
-um dente de alho
-azeite de oliva 
e o forno pré-aquecido em 220 graus. 

Gosto de cortar o pão em fatias de 1,5cm de espessura na horizontal e não na vertical, como fazemos normalmente, assim você tem brusquettas maiores que são bem mais praticas de preparar e ficam bem mais bonitas na hora de servir. Cortado o pão,  é colocar as fatias em uma assadeira, esfregar o dentre de alho cortado na metade e regar com o azeite. Então, a assadeira vai para o forno e fica lá por uns 5 a 10 minutos, até o pão estar mais firme.

A partir dai você pode usar a sua criatividade e criar inúmeros recheios, nesse dia fiz cinco, a clássica com tomates e manjericão, aspargos e parmesão, presunto cru e parmesão, copa, gorgonzola e rúcula e por fim gorgonzola com uvas ao balsâmico e mel. É legal usar vários ingredientes que combinem entre si para poder ir variando!
A única foto da noite, de baixo pra cima: gorgonzola com uvas ao balsâmico e mel, presunto cru com parmesão e aspargos com parmesão.

Tomate e Manjericão
-Tomates cereja cortados ao meio
-Folhas de Manjericão
-Azeite
-Vinagre
-Sal
-Pesto (tem pronto para vender, mas caso você não encontre é só colocar no processador 1 maço de manjericão com 1l de azeite, queijo parmesão ralado e pinolis(opcional))
-Parmesão Ralado

Cortei os tomates e temperei com azeite, vinagre, sal e as folhas de manjericão. Espalhei o pesto sobre o pão, cobri com os tomates e depois cobri com algumas lascas de parmesão. Então, é só levar ao forno por mais 7 a 10 min e está pronto.

Aspargos e Parmesão
-Pasta Pronta Para Bruschettas da La Pastina Sabor Aspargos
-Queijo Parmesão

Sem dúvidas essa é a mais fácil de fazer, essa pasta da La Pastina é uma delicia e basta espalhar no pão, cobrir com algumas lascas de parmesão e voltar ao forno por mais alguns minutos.

Presunto Cru e Parmesão
-Presunto Cru
-Parmesão
-Queijo Cremoso (pode ser cream cheese, mascarpone, menos requeijão, nesse caso usei creme de ricota)

Primeiro espalho o queijo cremoso sobre o pão para manter a umidade e o pão não ressecar, em seguida espalho lascas de parmesão e deixo no forno até o queijo derreter. Então, antes de servir, eu coloco as fatias de presunto cru sobre o queijo.

Copa, gorgonzola e rúcula
-Copa
-Queijo gorgonzola
-Queijo cremoso

Primeiro preparo a base com o queijo cremoso e o gorgonzola, assim como na de presunto parma, e levo ao forno até o queijo derreter. Então, é só cobrir com as fatias de copa e com a rúcula cortada em tiras bem fininhas.

Gorgonzola e uvas ao balsâmico e mel.
-Queijo Cremoso
-Queijo Gorgonzola
-Uvas rosa cortadas ao meio e sem caroços
-Mel
-Vinagre balsâmico
-Azeite de oliva

E por fim, a mais gostosa! Começo espalhando o queijo cremoso sobre todo o pão, então espalho pedaços de gorgonzola e coloco as uvas por cima. Levar ao forno até o queijo derreter e em quanto isso misturar em uma tigela 2 colheres de mel, 1 colher de vinagre balsâmico e 2 de azeite. Após retirar a bruschetta do forno é só regar com o molho e servir.

Fácil, não?? Espero que vocês gostem e se animem para fazer!! Depois quero saber dos resultados hein!!?



4 comentários:

  1. Adoro bruschetta, mas nunca fiz por preguiça mesmo. Quando tenho vontade, vou a um pub perto de casa que serve umas excelentes. Mas as suas receitas são ótimas, vou imprimir e fazer neste findi. Bjs
    www.viagensebeleza.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Maria!!
      Tenta mesmo!! É bem rapidinho e você vai ver como elas ficam gostosas!!
      Beijos

      Excluir
  2. Aiii tava muito bom !! Vou tentar fazer !! Beijo

    ResponderExcluir
  3. Tava mto bom mesmo! Adorei as dicas! Vou ver agora se exploro melhor meu lado chef hahhah

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Blog da Gelly Copyright © 2012 Design by Cantinho do Blog Blogger Template