13 junho 2013

RECEITA DA SEMANA - SUKIYAKI

Os créditos da receita de hoje vão para o meu irmão que veio em casa preparar um almoço de domingo para nós, o menu escolhido foi o sukiyaki, um prato a base de carne e vegetais,  típico do inverno japonês. Ele é feito na mesa com todos os convidados em volta, em uma panela elétrica, o que faz da refeição uma experiencia super gostosa.
O preparo não tem segredo nenhum, é muitoo simples, mas com certeza vai impressionar os seus convidados, é uma boa sugestão até para o dia dos namorados que está chegando e se você não tiver uma panela específica para sukiyaki, não se preocupe, qualquer panela elétrica com a borda mais altinha serve!



Ingredientes Caldo
-1 litro de água;
- 2 xícaras de café (pequena) de shoyu;
- 1 envelope de hondashi (tempero em pó, à base de peixe);
- 2 colheres de sopa de mirin (saquê culinário);
- 2 colheres de sopa de açúcar.

Modo de Preparo:  Ferva a água, apague o fogo e depois acrescente todos os ingredientes do caldo. Reserve.

Ingredientes:



- 1 e ½ kg de carne fatiada (filé ou alcatra);
- ½ acelga;
- 4 talos grossos de cebolinha;
- 1 maço de agrião;
- 1 tôfu pequeno, firme;
- 1 maço de aspargos;
- 1 cebola fatiada;
- 1 brócoli pequeno
- 4 ovos
- 1 bandeja de broto de feijão;
- 1 bandeja de cogumelos (shiitake ou shimeji);
- 1 pacote de udon (massa fresca pré-cozida);
- 2 colheres de sopa de manteiga.

Modo de preparo:  Espere a panela aquecer e coloque a manteiga para derreter; frite algumas fatias da carne (6 a 8 fatias) e então coloque um pouco de cada um dos ingredientes, como se fossem 'montinhos', sem misturá-los. Despeje o caldo e espere ferver, sem misturar; aguarde alguns minutos, até que todos os ingredientes estejam macios, por último, acrescente o ovo e deixe apenas alguns instantes, para que a gema permaneça mole e então sirva acompanhado do arroz japonês ou do macarrão udon.









Dicas:
O Sukiyaki é um prato para ser comido em conjunto, então deixe seus convidados a vontade para eles irem se servindo diretamente da panela e assim que os ingredientes forem acabando podem ir sendo repostos, assim como o caldo.

Você não precisa usar exatamente esses vegetais, use o que você tiver em casa, acrescente outros ou retire os que você não gosta, fique a vontade!
A carne para o sukiyaki deve ser fatiada bem fininha, nas lojas da Liberdade, bairro oriental daqui de São Paulo, ela já é encontrada pronta e congelada, uma outra opção é usar carpaccio, apesar dele ser bem mais fino que o ideal.

Nesse dia, servimos como entradas alguns dim sums comprados prontos na Liberdade aqui em São Paulo, eles são super fáceis de fazer (só precisa cozinhar no vapor) e ficam uma delícia.





0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Blog da Gelly Copyright © 2012 Design by Cantinho do Blog Blogger Template