19 novembro 2013

RECEITA DA SEMANA - FALAFEL DE FORNO E MOLHO TAHINI

A receita dessa semana é o falafel, um bolinho de grão de bico típico da culinária do oriente médio, super saboroso que pode ser comido como um petisco ou em um sanduíche de pão pita acompanhado de salada e tahini. Normalmente ele é frito, mas hoje vamos fazer uma versão mais leve no forno ou se você tiver alguma dessas fritadeiras que fritam sem óleo é uma ótima opção também. Mas vamos lá, a receita é simples, não são muitos ingredientes e o modo de preparo se baseia praticamente em colocar tudo no processador, vocês vão ver!



Ingredientes

250g Grão-de-bico
1 cebola pequena
1 ou 2 dentes de alho
Cebolinha
Coentro
Hortelã
Óleo de gergelim
Azeite de oliva
Fermento em pó
Cominho em pó
Sementes de coentro em pó
Gergelim branco
Pimenta-do-reino
Cravo-da-índia
Gengibre
Modo de preparo: Cozinhe o grão-de-bico sem deixá-lo muito mole, deixe esfriar e coloque em cima de uma toalha limpa, cubra e esfregue com a mão para soltar a casca, então passe em água corrente para separar as cascas que faltaram ou economize esse tempo e use o enlatado que já vem sem casca, bem mais fácil!rs



Pique grosseiramente a cebolinha, o coentro, o hortelã (em menor quantidade), a cebola e o dente de alho e rale um pequeno pedaço de gengibre, pouco mesmo senão o sabor dele vai predominar e encobrir todo o resto. Junte todos os ingredientes em um processador, tempere com sal e um pouco de óleo de gergelim.


 Bata no pulsar até obter uma textura de pasta grossa.


Então faça bolinhas com a mão e coloque em uma assadeira untada com azeite de oliva. Se você achar que não esta dando liga você também pode acrescentar um ovo ou uma clara, se desejar. Unte os bolinhos com um pouco de azeite de oliva e leve ao forno até que esteja dourado.


Tahini

Ingredientes
125 ml de tahini
60 ml de água
2 col (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1 limão
1 dente de alho amassado
Pitada de sal

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes em um liquidificador ou com o mixer até obter uma mistura homogenia.

Então é só servir os faláfeis acompanhados do Tahini ou montar um sanduíche no pão pita com alface, tomate, cebola roxa, pepino e tahini.






0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Blog da Gelly Copyright © 2012 Design by Cantinho do Blog Blogger Template