14 janeiro 2014

PATAGONIA - O QUE VESTIR EM EL CALAFATE

Quando organizei a minha viagem para El Calafate uma das minhas maiores dúvidas era o que levar na mala! Minha mãe, que já havia ido, me dizia que era muito frio, a previsão falava que as máximas ficavam entre 15 e 20 e as mínimas entre 4 e 8, isso com sol e vento todos os dias, o que baixava muito a sensação térmica. Pensei, bom, é frio, mas de dia até deve rolar uma manga curta, engano meu, pois sim, lá é muitoooo frio, inclusive no verão! E pelo que os moradores de lá disseram nós ainda tivemos sorte, pois esse verão estava especialmente quente!

Congelada!


Estive lá no finzinho de dezembro, altíssima temporada e uma das épocas do ano mais quentes, fez sol praticamente todos dias, sol quente, com índice UV alto de deixar até vermelhinho, mas o vento é tão forte e tão gelado que no fim não faz diferença nenhuma, a média costumava ficar em 10 graus, mas a sensação era muito menor, chegando a graus negativos. Aí você se pergunta, mas e quando o vento para? Só que ele não para, nunca! E não é o vento que estamos acostumados, é um vento muitooo forte que chega a te levar em alguns momentos, chega a levar carros na estrada e não te deixa abrir as portas, é tenso, rs.
E por isso, o vento é o que mais devemos levar em consideração na hora de arrumar a mala, boas roupas próprias para esse clima são imprescindíveis!


Sendo levada pelo vento!

Como o turismo na cidade é bem esportivo e na maioria dos passeios você tem que andar muito, praticamente não vemos ninguém muito arrumado pelas ruas, nem mesmo nos restaurantes; o que prevalece por lá é a moda trekking, com jaquetas e calças que barram o vento e botas estilo Timberland.

Já tinha isso em mente antes de ir para lá e como queria fazer alguns passeios mais puxados e algumas trilhas levei mais roupas esportivas e apenas um look mais arrumadinho para usar durante o natal e foi o ideal. Meu erro foi achar que poderia usar roupas de manga curta durante o dia, levei várias e nenhuma chegou a sair da mala.
Nesse passeio, o Mountain Park Calafate, o frio foi tanto que tive que pegar um macacão térmico emprestado!

Mas vamos lá, o que vestir em El Calafate??
No fim o que eu usava mesmo praticamente todos os dias era um segunda pele térmica da Uniqlo que barra o vento e transforma o suor em calor (já falei delas aqui), uma meia calça de fleece que também barra o vento e é muitoo quentinha, uma legging por cima, malha, moletom ou casaco de fleece e por cima um casacão impermeável com interior de fleece, de preferencia de marcas próprias para esporte, tipo North Face e Columbia. E mais gorro, que cubra bem a orelha de preferencia, pois o vento pode dar dor de ouvido, luvas e cachecol, que eu ia colocando ou tirando de acordo com a necessidade.
Como vocês podem ver o fleece predomina, esse tecido é muito gostoso ao toque, parece um cobertor e em atrito com a pele gera muito calor, é perfeito para essas ocasiões.



Vale lembrar também que durante os passeios sentimos bem mais frio, principalmente nas visitas as geleiras e nos passeios de barco, onde o vento é muito gelado mesmo e chove, tem horas que não da para aguentar! Já para andar pela cidade durante o dia muitas vezes a meia calça, as luvas e o cachecol podem ser dispensados, tudo depende do quanto friorento você é.

Raro momento com trégua do vento que da pra ficar sem o casaco.

E o momento passando mal de frio!


Para os pés eu levei meu tênis normal de academia que serviu perfeitamente, como usava com a meia calça de fleece não sentia frio no pé, mas se você não tiver, recomendo usar uma meia bem grossa pois o vento entra no tênis; e uma bota de cano curto e franjas - que vocês já viram aqui no blog diversas vezes - de couro e sola de borracha, que eu usava mais para sair a noite, pois nos passeios não adianta, tem que ser tênis.  Melhor ainda é se você tiver um tênis específico para trekking, estilo os da Timberland, principalmente se você for fazer o trekking no gelo, eles são ótimos pois protegem os pés do vento, da chuva e o frio do solo, alem de serem confortáveis. Mas também não é um item necessário, passei muito bem sem.

Outro item que eu não tinha, mas que também é bem útil, principalmente no trekking no gelo é uma calça impermeável que barre o vento, no Glaciar Viedma ela é exigida, mas se você não pretende fazer também não é tão necessário, da pra passar sem.

E para encerrar os acessórios imprescindíveis que devem te acompanhar sempre: óculos escuro, pois a claridade é forte e ele também ajuda a barrar o vento, protetor solar, uma mochila, pois a maioria dos passeios não tem almoço e você tem que levar o seu, alem dos já citados gorro, luvas e cachecol.

Agora, pra quem ficou na dúvida achei legal fazer uma listinha do que não adianta levar pois você vai acabar não usando:
-salto alto
-jaquetas de couro ou jeans
-bolsa durante os passeios
-tênis tipo all star
-sapatilha
-regatas e camisetas de manga curta, a não ser que você vá usar a academia do hotel ou por baixo dos casacos
-shorts


Bom, já falei demais e o post ficou enorme, rs, espero ter esclarecido as dúvidas de alguém! Senão é só deixar uma mensagem aqui nos comentários!

E para quem não viu aqui estão os meus dois primeiros posts sobre El Calafate:
Diário de Viagem El Calafate
Chegando em El Calafate

10 comentários:

  1. Oi Gelly, estou indo pra lá na Páscoa e o seu post foi maravilhoso pra finalmente finalizar a mala e as dúvidas, obrigada! Não ficou grande o post, ficou perfeito! :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Voce é clara nas postagens e informa superbem, parabens!
    agora me conte: tem opções de restaurante ou loja para alimentação vegana?
    obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  4. QUERIDA MUITO OBRIGADO , VC ME SALVOU , VIAGEM DE ULTIMA HORA ! COMPREI AS PASSAGENS E ESTADIAS NA 5 FEIRA DIA 15 DE JANEIRO DE 2015 E VOU HOJE , DIA 17.
    A TEMPERATURA INDICA ENTRE 08 E 18 POSITIVOS. ESTAVA ARRUMANDO COM ROUPAS MAIS LEVES . AINDA BEM QUE POSSUO TODO ESSE EQUIPAMENTOS DA VIAGEM PARA NEVE DO CHILE.

    ResponderExcluir
  5. Adoreiii sua postagem, eu erraria muito se nao tivesse lido hahahah Dia 13 de março estou indo *---------------* será tudo lindo!

    ResponderExcluir
  6. Dicas claras e objetivas, exatamente o que eu precisava.

    ResponderExcluir
  7. Olá!! Adorei o post!
    Até que eu estava indo no caminho certo, mas foi ótimo confirmar alguns detalhes e pegar umas dicas extras de quem sentiu o vento patagônico literalmente na pele, hehehe...
    Valeu!

    ResponderExcluir
  8. Muito útil seu post, Angélica! Obrigada pelas dicas! Abraços, Renata (de Brasília)

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pelas dicas , estou bem ansiosa pra conhecer El Calafate . Abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Blog da Gelly Copyright © 2012 Design by Cantinho do Blog Blogger Template