03 fevereiro 2014

BUENOS AIRES - UM DIA NO TEMAIKEN

O passeio ao zoológico de Lujan é um dos mais famosos (e polêmicos) de Buenos Aires, mas pouca gente sabe que os portenhos adoram um zoo e além dele e do de Palermo existe mais um, o Temaikèn.
Na verdade o Temaikèn não se domina zoológico, mas sim uma fundação e bioparque onde eles trabalham para "aumentar a qualidade de vida dos animais, provendo bem estar físico e mental, levando em conta seu conforto, habitat, cuidado, nutrição e prevenção de doenças", mas na prática, para nós que vamos visitar não conseguimos perceber diferença entre as duas coisas. Então, se você é contra animais presos em cativeiro, por mais bem cuidados que eles sejam, esse não é o seu tipo de passeio, com toda a certeza, agora se você curte ver animais de perto e principalmente se tem crianças pequenas (ou namorados que pensam que ainda são crianças, que é o meu caso, rs)  você vai adorar o passeio!



O Temaikèn fica na cidade de Escobar, a cerca de 60km de Buenos Aires, para chegar lá você pode contratar um tour ou transfer ou fazer como eu e ir de transporte público: um ônibus barato e eficiente que te deixa na porta.
Saímos cedo do hotel e pegamos o metro em direção a Praça Itália, chegando lá é só atravessar a avenida em direção aos pontos de ônibus - você vai ver com facilidade, vários ficam ali parados - e procurar pela linha 60 Escobar. Logo ao lado do ônibus você vai encontrar um guichê onde você pode comprar suas passagens de ida e volta e se desejar já adquirir o ingresso de entrada do parque pelo mesmo valor que o pago lá. Fizemos essa opção e saiu 160$ por pessoa (120 de entrada + 40 passagem). A viagem dura por volta de uma hora, pois faz algumas paradas antes do parque, e é bem tranquila, principalmente porque o ônibus tem ar condicionado, o que é uma benção durante o verão em Buenos Aires.


O parque não é muito grande e pode ser visto em até meio dia se você não quiser gastar um dia inteiro de viagem, mas preferimos ver com calma e voltamos por volta as 4 horas da tarde. Nós fomos no finzinho de dezembro e estava muitoooo calor, então não deixe de levar protetor solar, algum chapéu ou boné e muita água se você não quiser gastar uma fortuna por lá.



A estrutura do Temaikèn é ótima, tudo é bem sinalizado e não faltam lugares para comer - são 8 restaurantes e lanchonetes. Os animais são separados por região como África, Patagônia e Oceania e na maioria das vezes ficam todos juntos e soltos dentro dessas áreas, em algumas, como a dos cangurus, nos até podemos entrar,  mas legal mesmo é a região dedicada às aves e o aquário!










O aquário conta com dois enormes tanques, um de água doce e outro de água salgada, o segundo cheio de enormes tubarões!





Também tem uma parte dedicada a peixes ornamentais.





Já a parte das aves foi uma surpresa para nós de tão linda, assim como os outros animais, as áreas são separadas por região em enormes viveiros onde podemos entrar e circular no meio das aves. São muitas espécias, várias exóticas e muito diferentes.








Outra atração do Temaikèn é o cinema 3D onde vemos um vídeo com alguns efeitos especiais sobre a evolução das espécies e a criação do mundo em uma grande tela 360 graus. Nada demais na verdade, mas no dia valeu só pelo ar condicionado, rs.

Quando bateu a fome comemos no restaurantes Choique - Aike, especializado em minutas - milanesas e massas - a comida e o preço eram ok, mas é uma boa opção para quem quer fugir dos sanduíches.



Na hora de ir embora foi bem simples, só esperar o ônibus no mesmo exato lugar onde ele te deixo, é fácil confundir, mas qualquer coisa é só mostrar a sua passagem para os guardinhas que ficam ali na porta que eles te orientam.

E foi esse o nosso passeio, espero que vocês tenham gostado! Qualquer dúvida é só deixar nos comentários que eu vou ter todo o  prazer de responder!!


Fundacion Temaikèn
Ruta Provincial 25 1625
Escobar, Buenos Aires, Argentina
(+54 0348) 443-6900
Preço - 120$ (Dez/2012)

10 comentários:

  1. onde que você comprou esse bilhete do ônibus na praça itália?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em uma guarita ao lado do ponto! É fácil identificar pelo número do ônibus!
      Beijos

      Excluir
    2. Eu achei! Obrigado pelas dicas...
      Só atualizando valores a quem encontrar o seu blog como eu encontrei em pesquisas na internet, o valor da passagem esta em $60 (pesos argentinos) e a entrada esta $290 (pesos argentinos), totalizando $350 pesos argentinos (jan/2016) por pessoa.

      Excluir
    3. Olá! Estou indo para lá dia 19! Sabe me dizer se o pagamento se faz necessariamente em pesos no dinheiro?? Ou pode passar com aquele cartão sube? Queria saber se aceita só um ou outro, pois se for com o cartão sube já chego com ele carregado, e se não aceitar o sube eu nem gasta carregando ele! Agradeço!

      Excluir
    4. Olá Diego, eu paguei no dinheiro. Mas vi pessoas passando o cartão subte sim. No entanto, vi algumas pessoas descendo do ônibus e esperando o próximo porque o cartão não passava (não sei te dizer o motivo do cartão não passar). Na dúvida, recomendo você levar dinheiro e comprar o bilhete na hora, assim você evita dor de cabeça.

      Excluir
  2. Oi Diego, o pagamento tem que ser feito em dinheiro, como é intermunicipal, o cartão não é aceito!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Qual o horário de saída do ônibus? Vi em outra página que teriam duas linhas para lá. Há diferença entre as duas? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Faz dois anos que eu estive no parque, então acredito que os horários e linhas já podem ter mudado, quando eu fui o ônibus saía de meia em meia hora. Não sei te dizer se tem diferença entre as duas linhas, só conheci essa que falei acima. Beijos e desculpa não poder ajudar mais

      Excluir
  4. Este ônibus deixa em frente à bilheteria do parque? Porque vi em alguns blogs dizerem que depende do dia da semana, em outros que depende do horário...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kellen, sim, o que eu peguei me deixou no estacionamento do parque. Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Blog da Gelly Copyright © 2012 Design by Cantinho do Blog Blogger Template