10 fevereiro 2015

NOVA PETRÓPOLIS - PARQUE ALDEIA DO IMIGRANTE

Nova Petrópolis é uma gracinha de cidade, colonizada por alemães, é tão organizada e bem cuidada, cheia de flores, que recebeu o título de Jardins da Serra Gaúcha. A cidade é bem pequenininha e fica localizada no meio do caminho entre Porto Alegre e Gramado, não tem muitaaaa coisa para fazer, mas ela é tão charmosa que recebe vários turistas em busca de um pouco de descanso e cultura e boa comida alemã.




Até o cemitério é florido!

Sua principal atração é o Parque Aldeia dos Imigrantes, que foi criado para resgatar e preservar o passado histórico dos imigrantes alemães que colonizaram a região. Ele fica localizado bem no centro da cidade e atrai inúmeros ônibus cheios de turistas todos os dias, por isso sugiro realizar a visita pela manhã que é bem mais tranquilo. O ingresso custa R$5,00 ou R$2,50 para idosos e estudantes e é vendido diretamente na bilheteria na entrada do parque.





O parque é bem grande, ocupa uma área de aproximadamente dez hectares e é dividido em duas partes, a Aldeia Bávara e a Aldeia Histórica. Na primeira encontramos o Pórtico de Entrada, lojas de malhas, artesanato e produtos coloniais, o Salão de Baile, Quiosque para apresentação do folclore da região e o Biergarten (Jardim da Cerveja), prédios que foram construídos para abrigar as tradicionais festas do município.




Já a Aldeia Histórica demostra como era a vida dos imigrantes entre os anos de 1870 e 1910 e foi constituída pela reconstrução de antigos prédios históricos com técnica "enxaimel", removidos de diversas localidades do interior.


















A Aldeia é uma gracinha, digna de bonecas, rs, fiquei encantada com as construções como a capela, o cemitério, a vendinha com salão de baile, a escola, a ferraria e etc, bem legal imaginar como era a vida por lá.

Alem da parte histórica, o parque possui áreas bem gostosas para uma simples caminhada, é bem arborizado e fresquinho, tem um lago com pedalinhos e até uma arena de sumô - não me perguntem o que ela faz ali, porque também não entendi, rs!







Parque Aldeia do Imigrante
Av 15 de Novembro, 1966 - Centro
recepcao_parque@novapetropolis.rs.gov.br
Fone: (54) 3281.1254

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Blog da Gelly Copyright © 2012 Design by Cantinho do Blog Blogger Template