América do Sul Arraial D'Ajuda Bahia Caraíva Destinos Guias Praia Praia do Espelho Roadtrip Roteiros Trancoso Viagem

COMO CIRCULAR ENTRE ARRAIAL D’AJUDA, TRANCOSO E CARAÍVA – TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O TRANSPORTE NESSA REGIÃO

Comecei escrever esse texto no post com o meu roteiro pelo sul da Bahia, mas tinha tantos detalhes e foi ficando tão grande que eu achei melhor transformar em um post próprio. Eu já havia ido pra essa região, mas fazias anos (viagem de formatura, rs, quem também foi?), então não lembrava como as praias são longes uma das outras. Trancoso fica há uns 40 minutos de Arraial, O Espelho fica a uns 50 min de Trancoso e Caraíva a mais 50 minutos do Espelho. Ah e depois de Trancoso não tem asfalto, apenas estrada de terra, então não são percursos muito fáceis de fazer. Antes de ir procurei informações na internet, mas não achei quase nada, então aqui vão todas as dicas que nós descobrimos durante a viagem.

Resumindo você tem algumas maneiras de andar pela região, as vans (mais populares), ônibus (menos frequentes), táxi (caríssimo), contratar um tour ou alugar um carro. Abaixo explico melhor sobre todas e sobre os percursos que nós fizemos.

VANS
Em Arraial e Trancoso o principal meio de transporte são as vans, elas circulam desde as primeiras horas da manhã até umas 6 da tarde, quando o sol começa a se por. O valor varia de acordo com o trecho, da balsa até a praça da igreja de Arraial sai R$3,50, para o Quadrado, em Trancoso R$10 e até a praia R$12. As vans variam bem de condição, tem umas bem velhas e outras novíssimas, bem confortáveis e com ar condicionado, mas no geral achamos a melhor opção pra se locomover por lá.
Para pegar basta aguardar em um ponto de ônibus – o do centro de Arraial fica bem na Praça da Igreja, já na hora de descer é só avisar o motorista que ele para onde você quiser.

ÔNIBUS
Fazem os mesmos trajetos das vans, mas são menos frequentes entre Arraial e Trancoso. Já para Caraíva ele é a única opção de transporte, conto melhor mais para baixo.

TÁXI
Achamos que o único momento que vale a pena pegar um táxi é na saída do aeroporto. Em Porto Seguro os táxis são credenciados e tem taxímetro, já em Arraial não, normalmente o preço é combinado antes. Por esse motivo o valor fica bem alto, para ir do Mucugê, em Arraial, até o Quadrado, em Trancoso, o valor médio é R$200, tudo bem que a distância é longa, mas mesmo assim fica meio abusivo quando você pensa que a van sai R$10!

CONTRATAR UM TOUR
A região é repleta de agencias de turismo que oferecem os mais variados passeios, entre eles, dias em Trancoso, na Praia do Espelho e em Caraíva. Dependendo da quantidade de pessoas em que você estiver essa opção pode ser mais vantajosa que o táxi. A excursão para Trancoso, por exemplo, saía R$40 ou seja, bem mais barato. O único problema das excursões é ter um horário limitado e ter que pegar o horário de pico nas praias, mas por outro lado é uma maneira de ir com um certo conforto e segurança por um preço ok.

ALUGUEL DE CARRO
Nossa pousada na Praia do Espelho ficava dentro de um condomínio e era bem isolada, então ir de van ou ônibus com as nossas grandes malas era inviável. Nossa solução foi alugar um carro, opção que recomendo muito se você quiser circular livremente pela região.

Depois de pesquisar um pouco fechamos com a Ioio Rent a Car que fica bem no meio da rua do Mucugê, pagamos apenas R$90 a diária de um carro econômico (Uno) e ficamos livres para fazer a nossa programação como quisemos. Achei que compensou muito, pela liberdade e pelo valor. Alugamos o carro por dois dicas e fomos pro Espelho, Caraíva e Trancoso.

Ainda assim me sinto na obrigação de fazer algumas ressalvas, afinal o trajeto não é tão simples e tem alguns problemas.
– Primeiramente, a estrada é de terra. Falaram muito mal da conservação dela pra gente, mas no fim foi melhor do que eu esperava. Ela estava bem acentada e sem grandes buracos, basta ir devagar e com cuidado para não ter maiores problemas.
– A estrada é bem isolada, não pega celular e em alguns horários é bem deserta, então no caso de alguma emergência pode ser complicado pedir socorro. Por isso reforço aqui para tomar muito cuidado.
– Cuidado com a chuva, muitas pessoas falaram que se chove alguns pedaços da estrada ficam intransitáveis, que é muito fácil atolar o carro e não recomendam ir nessa circunstancia de jeito nenhum. Felizmente choveu muito pouco nos dias da nossa viagem, então não tivemos problema algum com isso.
– E mais importante, fomos alertadas por muitas pessoas que a estrada fica perigosa a noite, principalmente se você estiver num grupo só de mulheres. Recentemente aconteceram alguns crimes no trajeto e desde então o conselho é pegar a estrada apenas durante o dia. Ficamos morrendo de medo com essa informação, pois sabíamos que a nossa pousada era isolada e nós tínhamos marcado um jantar em Trancoso. Depois de conversar com o staff da Brisas do Espelho e nos informar melhor sobre o que tinha acontecido resolvemos arriscar e ir e voltar de Trancoso na sexta a noite. Segundo eles, os hospedes da pousada fazem o trajeto direto e nunca tiveram problema e que com a chegada da alta temporada o policiamento se intensifica, então é tranquilo. Felizmente no fim deu tudo certo, ficamos apreensivas, mas fomos e voltamos sem problema algum. Ainda assim me sinto na obrigação de deixar a informação aqui, então, caso você se sinta inseguro, principalmente com a estrada de terra, talvez seja melhor não alugar um carro.

Agora vamos aos trajetos e as opções de como fazer.

Como ir de Trancoso até a Praia do Espelho
Transporte público: para chegar no Espelho você pode tentar pegar uma van em Trancoso que vá até lá, o problema é que os motoristas só fazem esse trajeto na alta temporada e só se tem bastante procura.
A segunda opção é através de um ônibus da Viação Águia Azul que vai de Trancoso até Iporanga, cidade que fica entre o Espelho e Caraíva e lá é necessário pegar um táxi ou uma van para chegar na praia. Nesse link vocês encontraram mais informações e horários dos ônibus.

De carro: o asfalto da estrada termina bem no trevo da saída de Trancoso, daí pra frente a estrada é de terra. No geral achei a condição dela boa, é só ir devagar e com cuidado. O trajeto demora uns 40 minutos, mas fique atento para não perder a saída para o Espelho, ela é sinalizada com apenas uma placa.

Como ir de Trancoso para Caraíva
Transporte público: A única forma de chegar até  Caraíva é de ônibus, a Viação Águia Azul tem dois horários diários até a cidade, ida às 7h e 15h e volta às 7:30h e 18:20h. Ele sai da balsa de Arraial e te deixa no estacionamento onde você pega a canoa para chegar no vilarejo – a única forma de atravessar o rio.
De carro: basta seguir na mesma estrada que vai para a Praia do Espelho, o trajeto é uma reta e acaba no estacionamento onde você pega a canoa para Caraíva. Pagamos R$15 para deixar o carro ali durante o dia todo e mais R$5 pela travessia do rio.

Bom espero ter ajudado vocês! Sei que são muitos detalhes e pode ter ficado confuso, mas qualquer dúvida é só deixar aqui nos comentários que eu ficarei feliz em ajudar.

8 Comments
Previous Post
23 de dezembro de 2016
Next Post

8 Comments

• Jacqueline

Estou louca p ir a Caraíva…
    Mas estou com medo…é mesmo pesquisando estou perdida…
    São muitas dúvidas…
    Do aeroporto preciso pegar um ônibus até a balsa que vai p arraial? e depois ? Pego a van ou ônibus p Trancoso e depois ônibus p Caraíva é isso??

• Angelica

É complicado mesmo, rs!! Você pode pegar a balsa para Arraial e então pegar o ônibus que vai direto pra Caraíva. Sei que são poucos horários, mas acho que tem diariamente. Não tem necessidade de ir até Trancoso.
      Beijos

• GUIA ARRAIAL D'AJUDA, ESPELHO, TRANCOSO E CARAÍVA - TIPS BY GELLY

[…] TRANSPORTE E ROTAS Como são muitas opções e roteiros o texto ficou muito grande pra esse post! Fiz outro enorme explicando tudo que você precisa saber e quais as melhores opções de transporte entre as cidades. Confira aqui como andar entre Arraial, Trancoso, Praia do Espelho e Caraíva […]

• Xyzol Male Enhancement Formula

Some really interesting information, well written and generally user friendly. http://myrelist.com/members/lanmeadows697/activity/3815809/

• take down

For the reason that the admin of this website is working, no doubt very shortly it will be well-known, due to its quality contents. http://websoikeo.com

For the reason that the admin of this website is working,
    no doubt very shortly it will be well-known, due to its quality
    contents. http://websoikeo.com

• Elixiry Wrinkle Freezing Moisturizer

There is definately a great deal to learn about this subject.
    I like all the points you’ve made. http://elixiry.net/

• Google

We came across a cool website that you just may well enjoy. Take a appear in the event you want.